Neste sábado (24) será a vez dos bairros Jardim Brogotá e Tanque receberem visitas casa a casa para orientações e eliminação de focos do mosquito.
No sábado passado (17), o mutirão contra a doença teve um alcance de 1.343 imóveis visitados, no Nova Atibaia e Casas Populares, sendo 48% destes efetivamente trabalhados, com o restante recebendo panfletagem informativa, e foram eliminados 20 criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
Governo mobilizado
Os mutirões programados pela Prefeitura de Atibaia envolvem diversos setores da Administração Municipal e a SAAE – Saneamento Ambiental de Atibaia, em conjunto com a população, para vistoria e limpeza em bairros da cidade. As ações, comandadas pela Secretaria de Saúde, contam com o caminhão catatreco da SAAE para recolher material descartado, enquanto a Secretaria de Serviços é responsável por limpar terrenos públicos e a Mobilidade fiscaliza os terrenos particulares que estão com mato alto e sujeira.
Aumento de casos
Já foram realizados dois mutirões neste mês em Atibaia, que tem registrado aumento de casos da doença neste ano. De 1º de janeiro a 21 de fevereiro deste ano, o município registrou 395 casos confirmados de dengue, em comparação a 55 no mesmo período do ano passado.
Por isso, é fundamental que os moradores liberem a entrada dos agentes de endemias (que estarão uniformizados) em suas residências para vistoriar eventuais focos do mosquito e dar orientações, a fim de que evitem água parada em qualquer recipiente.
Sintomas
Também é importante ficar atento aos sinais e sintomas da dengue e procurar a unidade de saúde mais próxima se houver suspeita da doença. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Em caso de piora no quadro, o paciente deve voltar a procurar um médico. A Secretaria de Saúde orienta a população que, em caso de suspeita da doença, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Medicamentos como Aspirina, AAS e Ibuprofeno não devem ser usados por pacientes que estão com suspeita de dengue ou que foram diagnosticados com a doença.