Moradores de Atibaia entraram em contato com a reportagem informando sobre o baile do ‘paredão’ e o ‘bololo’ de motos que acontecerão na virada do ano na cidade. Ambos já aconteceram no Natal e revoltaram a população que pede providências para evitar que se repita na noite de 31 de dezembro e madrugada do dia 1º de janeiro.

    Classe de motoboy
    A reportagem conversou na noite de ontem, dia 29, com alguns motociclistas entregadores que fazem parte de motofretes e mototáxis, após um vídeo divulgado nas redes sociais pela “classe de motoboy” esclarecendo que não fazem parte das arruaças ocorridas no dia 24 de dezembro, usando motos sem escapamento, sem documentação e acessórios necessários.

    “Pedimos as autoridades competentes que não generalizem, pois somos trabalhadores, pais de família e estamos correndo atrás do pão nosso de cada dia, atrás do sustento dos nossos familiares e estamos à disposição para maiores esclarecimentos”, dizem em vídeo.

    Um motociclista que trabalha todos os dias e pediu que não fosse identificado, disse à reportagem que aprova a medida de bloqueios policiais, mas que fossem feitos também durante a noite e madrugada, já que são nesses horários que tiram o sossego da população. “Estamos pagando o preço pelas atitudes de pessoas irresponsáveis. Na virada do Natal, motos sem placa, motoqueiros sem capacete e empinando foram divulgadas na rede social e nada foi feito”, desabafou.

    Secretaria de Segurança Pública de Atibaia
    Ao g8, o Secretário de Segurança Pública de Atibaia, Cauê Nunes, disse na tarde de hoje, dia 30, que, em 24 horas, incluindo a madrugada de hoje, a GCM e a PM apreenderam 51 motos irregulares por infrações de trânsito do CTB. As ações aconteceram das 7h de ontem até às 7h de hoje nos bairros do Portão, Estância, Jardim Cerejeiras, Jardim Imperial e Alvinópolis.

    Na quinta-feira, dia 28, o Secretário Cauê Nunes afirmou à reportagem que bloqueios de fiscalização de trânsito estão sendo realizados diariamente em Atibaia. Disse ainda que, uma operação especial de fim de ano, em conjunto com a Polícia Militar, foi montada para coibir e evitar qualquer baile irregular que possa vir a acontecer entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro em Atibaia, inclusive um deles, no Jardim Imperial, divulgado nas redes sociais que acontecerá na virada do ano.

    34º BPM/I
    A reportagem também entrou em contato com o 34º BPM/I para obter informações de ações de apoio de Equipes da Polícia Militar e Força Tática de Bragança Paulista, como aconteceram em anos anteriores, para coibir a prática de bailes irregulares e ‘bololos’.

    Ao g8, em entrevista via WhatsApp, o Comandante Interino do 34º BPM/I, Major Busato, informou que “não chegou ao nosso conhecimento esse suposto evento durante a semana. Nosso planejamento quanto a Força Tática está voltado para os eventos oficiais planejados em conjunto com as prefeituras, especialmente em Bragança Paulista que haverá grande presença de público”, disse.

    Ainda segundo o Major, nos demais municípios haverá intensificação do policiamento local com vistas às festividades da virada de ano, com efetivo próprio das companhias locais.

    “Contudo, os oficiais de serviço estarão monitorando os chamos 190 e as demandas emergenciais para realocar os recursos policiais de acordo com a dinâmica dos eventos. Incluindo o efetivo da Forca Tática, que poderá ser empregado em Atibaia caso seja necessário”, disse.

    Em razão da festa de virada do ano, de acordo com o Major Busato, “as Equipes de Força Tática permanecerão em Bragança Paulista, no lago do Taboão, mas estarão atentas para atuar em qualquer das 16 cidades da área do 34I”, finaliza.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.