O Centro de Ressocialização (CR) de Atibaia realizou a Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda dos dias 11 a 15 de dezembro. Ao todo foram 451 atendimentos. A ação é realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária, por meio das Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), o evento consiste em uma ação conjunta durante uma semana, prestando serviços sociais para a população carcerária.

    O objetivo do projeto é oferecer aos reeducandos do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade.

    Entre as atividades oferecidas aos reeducandos estão: atendimentos de saúde – aferição da pressão arterial, verificação de glicemia, oximetria, aferição de medidas (peso/altura), orientações e atendimentos jurídicos – Defensoria Pública; palestras com Psicóloga e Assistente Social. Além desses atendimentos, foram realizadas palestras sobre educação, saúde e serviços executados pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (Caefs), da CRSC.

    Os serviços oferecidos na unidade prisional contam com profissionais e materiais necessários para o atendimento disponibilizados pelo órgão parceiro. O evento possibilita que o reeducando consiga, por exemplo, receber informações processuais e ainda passar por oficinas, palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para sua reintegração social.

    A SAP estabelece que todas as unidades prisionais do Estado de São Paulo devem oferecer ações de reintegração social aos reeducandos por meio das Jornadas. Mais de dois milhões e meio de atendimentos já foram realizados desde a criação das Jornadas de Cidadania, Emprego e Renda.

    Durante o encerramento da Jornada, também foram inauguradas cinco salas de aulas para os reeducandos, em parceria com a escola vinculadora João Evangelista Mariano Costa Lobo.

     

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.