Atibaia, assim como todo o Estado de São Paulo comemora neste 20 de novembro o primeiro Dia da Consciência Negra após a oficialização da data como feriado estadual. O governador Tarcísio de Freitas sancionou em setembro deste ano a Lei Estadual n.º 17.746 (Projeto de Lei nº 370/2023), publicada no Diário Oficial de 12/09/23.
“Pela primeira vez, o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, está sendo celebrado em todo o território paulista como uma data de reverência à comunidade negra. Um dia de reflexão sobre as ações que todos devemos tomar, hoje e sempre, para dar um basta ao racismo e a qualquer tipo de discriminação”, afirmou o governador, que ainda acrescentou: “Não é à toa que um dos pilares da nossa gestão à frente do Governo do Estado de São Paulo se refere à dignidade, à elaboração de políticas públicas que façam a diferença para uma sociedade mais justa e menos desigual”.
O programação especial da Prefeitura de Atibaia de incentivo aos artistas locais começou na manhã deste feriado do Dia da Consciência (20 de novembro), com a abertura do Memorial Negro no Quilombo Negra Visão (Rua Dr. Oswaldo Urioste, 41, Centro). É também do quilombo urbano que partirá o cortejo Percussomos, vibrando muita música brasileira pelas ruas do Centro.
Também no dia 20, a deputada federal Erika Hilton abordará o tema “Perspectivas para os jovens negros no Brasil”, em palestra que acontecerá no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, 51, Centro) às 19h.
Toni Garrido
No Mês da Consciência Negra Atibaia 2023, aconteceu no sábado, dia 18, em Atibaia, o show do cantor e compositor Toni Garrido, na Praça do Migrante Nordestino, no Jardim Imperial, com abertura da artista local Tatá Black, A programação 2023 do Mês da Consciência da Negra estende-se até 30 de novembro.