A Neoenergia Elektro iniciou nesta quarta-feira, 1ª de novembro, uma grande operação de revitalização de rede elétrica nos condomínios residenciais Granville e Itaporã, e no Loteamento San Fernando Valley. Foram oito caminhões envolvidos na troca de pelo menos 4 mil metros de cabos, além da poda de 200 árvores que devem garantir melhorias e estabilidade à rede elétrica da região.

O supervisor da área técnica de Atibaia, Alan Veloso, acompanhou os trabalhos presencialmente e afirmou que o objetivo da ação é trazer maior robustez à rede elétrica da região e melhorar a tecnologia que atende os condomínios e o loteamento.

“O Loteamento San Fernando Valley e os Condomínios Itaporã e Granville estavam tendo constantes quedas de energia elétrica, causadas principalmente pelo sistema antigo de cabos, além de árvores que, com o vento, os galhos encostavam nos fios e desligavam os disjuntores dos transformadores. Com o serviço realizado, a tendência é de melhorias consideráveis”, disse Alan.

O engenheiro da Neoenergia Elektro, Tiago Oliveira, detalhou a operação que instalou também novos transformadores e protetores de rede.

“Toda essa robustez do sistema será o resultado da troca de 4 mil metros de cabos, por cabos protegidos, 200 podas de árvores que estão debaixo da rede, que acaba influenciando no desligamento da energia. Também serão trocados aproximadamente mil metros de cabos por cabos protegidos de baixa tensão, além de protetores nos transformadores. Serão ainda colocados cabos isolados nos transformadores de baixa tensão”, informou.

O trabalho, que teve início nesta quarta-feira, dia 1º, deve se estender por mais dois dias com as equipes da empresa atuando na região.

Melhorias em bairros de Atibaia
De acordo com a Neoenergia Elektro, as melhorias realizadas na região do San Fernando Valley não são ações pontuais, mas fazem parte de um projeto maior que envolve diversos bairros de Atibaia.

O supervisor técnico Alan Veloso e o engenheiro Tiago Oliveira, à reportagem, afirmaram que o objetivo dos investimentos é melhorar o fornecimento e atender a população com maior qualidade.

“A Neoenergia Elektro está fazendo um grande investimento em Atibaia. Recentemente fizemos melhorias no Boa Vista, no Maristela, Portão e Usina. No bairro do Tanque foi ainda maior. Investimos em automatismo de rede, com transferência de circuitos automáticos com objetivo de redução de impacto de tensão do fornecimento de energia elétrica. Todo esse investimento tem o intuito de trazer melhorias em qualidade no fornecimento de energia elétrica à população”.

Os representantes da empresa alertaram os consumidores sobre a necessidade de poda nas árvores, além de evitar o plantio próximo à rede elétrica. Quanto a possível queda de fiação por galhos de árvores ou ainda durante as chuvas, as pessoas devem entrar em contato com a Neoenergia Elektro e permanecer longe da fiação, lembrando que a imprudência pode colocar em risco a saúde e integridade física dos munícipes.

“Temos um desafio gigante em Atibaia, que é uma cidade arborizada, o pedido que a gente faz é para que o cliente tenha responsabilidade da poda, não plante árvores embaixo da rede, porque, além do fornecimento de energia elétrica, tem um fator mais importante que é a segurança da população, uma vez que uma árvore encostada em uma rede elétrica, tem o risco desse cabo cair e ocorrer algum acidente. Então, não plante árvore embaixo da rede e, se o munícipe estiver passando em algum local, e ver um cabo de energia elétrica no chão, fique longe e garanta que ninguém se aproxime, acione a concessionária, que enviará um técnico para dar manutenção. A rede elétrica é perigosa, ela não tem cheiro, não tem som, não tem cor, mas a energia elétrica pode estar passando, então fique sempre longe da rede elétrica”, finaliza.

O atendimento presencial da Neoenergia Elektro é realizado na rua José Bim, 581, Centro de Atibaia, ou pelo telefone 0800 701 0102. Para o consumidor registrar falta de energia, pode acessar a “Agência Virtual” ou interagir via aplicativo para celulares.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.