Uma nova etapa das obras de implantação da terceira faixa de rolamento da rodovia D. Pedro I, em Atibaia, tem início nesta quinta-feira, dia 19.

Segundo a Rota das Bandeiras, concessionária que administra a SP-065, os serviços de alargamento do viaduto no lado norte da rodovia exigirão a interdição do tráfego de veículos na alça de quem segue pela pista sentido Campinas da D. Pedro I e deseja acessar a pista sentido São Paulo da Fernão Dias. Nesse caso, o motorista deverá seguir por cerca de 2km da D. Pedro I e usar o retorno na altura do km 76, que garante acesso ao Jardim São Felipe.

O tráfego também será interditado na alça de quem segue pela pista sentido Belo Horizonte da Fernão Dias e deseja acessar a alça para a pista sentido Campinas da D. Pedro I. A opção para o motorista será seguir por cerca de 3 km na própria Fernão Dias, sentido BH, e fazer o retorno na altura do km 33.

“A operação para interdição do tráfego nessas duas alças terá início na noite de quinta-feira, 19 de outubro, e os impactos serão sentidos pelos motoristas a partir da manhã de sexta-feira, 20 de outubro. A interdição do tráfego de veículos nas alças de acesso da D. Pedro I para a pista sentido São Paulo da Fernão Dias deverá se estender até o final de novembro/2023”, informa a concessionária.

Ainda segundo a Rota das Bandeiras, para minimizar os transtornos aos motoristas, a concessionária permitirá o tráfego de veículos nessa alça nos horários de pico tanto da manhã, das 7h às 9h, quanto da tarde, das 16h30 às 19h. “A medida foi discutida previamente com o prefeito Emil Ono e técnicos da Prefeitura de Atibaia em reunião realizada no município no último dia 10 de outubro. A Rota das Bandeiras também vai reforçar a sinalização no local para garantir a orientação dos motoristas e minimizar o risco de tráfego indevido dentro do sistema viário municipal”.

O gerente de Obras da Rota das Bandeiras, Rodrigo Lemos, explica que o motorista deve estar atento porque os desvios indicados na rodovia são sempre a melhor alternativa de tráfego, considerando que os trajetos no sistema viário municipal são feitos em ruas mais estreitas, com menor capacidade de tráfego, e com a natural retenção provocada pelos semáforos.

“Essa nova etapa das obras na D. Pedro I também foi discutida previamente entre a Rota das Bandeiras e a AutoPista Fernão Dias, concessionária responsável pela BR-381. O bloqueio da alça tem aprovação da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv)”, disse a concessionária.

Cronograma de obras
De acordo com a concessionária, o cronograma de obras de implantação da terceira faixa de rolamento da rodovia D. Pedro I, em Atibaia, contempla o trecho entre os km 74 e 88, do entroncamento com a rodovia Fernão Dias até a divisa com o município de Jarinu. Os trabalhos na região vão se estender até o final do primeiro semestre de 2024.

“No momento, a Rota das Bandeiras prioriza a execução dos trabalhos entre os km 74 e 79 da rodovia, que é justamente o trecho que concentra o maior volume de tráfego e, por esse motivo, apresenta mais pontos de lentidão. As intervenções nesse trecho da rodovia deverão ser concluídas até o final de março/2024”, informa a concessionária.

“A Rota das Bandeiras fará o monitoramento constante das condições de tráfego no local por meio das câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO). Os usuários poderão se manter informados por meio dos perfis da Concessionária no Twitter (@rdasbandeiras) e Facebook (/concessionariarotadasbandeiras), além do site www.rotadasbandeiras.com.br. Outra forma de os motoristas serem atualizados é por meio do WhatsApp. Para receber as informações, basta encaminhar uma mensagem para 11 93241-2578 e salvar o contato da Concessionária na agenda de seu celular. Em caso de dúvidas sobre a obra e as condições de tráfego, é possível em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) por meio do telefone 0800-770-8070. O serviço é gratuito e funciona 24 horas” finaliza.

 

Com informações da Rota das Bandeiras

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Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.