As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) apresentaram ao público, nesta segunda-feira (16), o novo armamento que está equipando os pelotões do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq). A demonstração foi feita durante as comemorações do aniversário de 53 anos da Rota.
Os armamentos adquiridos já estão em uso pelos Policiais Militares do Batalhão. A Metralhadora Leve Negev 762 equipa todos os pelotões no patrulhamento tático diário.
Também foram adquiridos fuzis FN Scar 762 que dispõem de mira optrônica e abafador de som. O armamento é utilizado somente pelo atirador designado, um policial responsável por observar e fazer a segurança durante a operação do pelotão de Rota. Por meio da comunicação via rádio, o PM monitora toda movimentação da operação no terreno. Caso haja um perigo, ele pode efetuar um disparo de segurança para evitar expor o pelotão durante as ações.
“São armamentos específicos para nossa atividade e combate ao crime ultraviolento. Com a evolução do patrulhamento tático, o atirador designado e operador de metralhadora leve vieram em um momento certo para apoiar a Polícia Militar na segurança pública”, afirmou o tenente-coronel Leonardo Takahashi, comandante da Rota.
Evento
O 1º Batalhão de Policiamento de Choque recebeu um grande público para celebrar os 53 anos da Rota. O evento contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas.
“Desde o início da nossa gestão, dentro dos limites da lei, como tem que ser, foram desenvolvidas ações efetivas de combate ao crime organizado, em especial, da tropa que é a maior especialista no mundo em patrulhamento tático urbano, que é a Rota”, destacou o secretário Guilherme Derrite.
Personalidades civis e autoridades foram homenageadas no evento com a entrega de 56 medalhas das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar. Entre elas, estavam o governador Tarcísio de Freitas, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Anafe, e o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado André do Prado.
“Existem algumas unidades que ganham alma, que desenvolvem espírito, a gente sente a energia diferente quando está presente, e a Rota é uma delas. É uma unidade que transborda excelência e, é por isso que a sociedade de São Paulo confia muito nos profissionais que aqui estão”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
Na Galeria dos Eternos Comandantes, foram inaugurados os retratos do coronel Fábio Sérgio do Amaral e do tenente-coronel Rogério Nery Machado, ex-comandantes da Rota.
“Os senhores têm, nessa tropa, uma tropa aguerrida, uma tropa leal, sobretudo, uma tropa que sabe exatamente o seu papel no Estado de São Paulo, e podemos dizer que a população dorme tranquila por conta dessa honra que vocês têm”, afirmou o comandante da Polícia Militar de São Paulo, coronel Cássio Araújo de Freitas.