A Polícia Militar Ambiental realiza a “Operação Dia da Árvore,” até o dia 23 de setembro. A ação anual tem como objetivo principal a proteção do meio ambiente, com ênfase no combate às degradações contra a flora, monitoramento de madeireiras, atividades de educação e restauração ambiental.

    Foto: Divulgação PM Ambiental

    A Operação Dia da Árvore é realizada em alinhamento com a comemoração da “Festa Anual das Árvores” no dia 21 de setembro, instituída pela Presidência da República, que visa difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e promover a preservação ambiental.

    Também coincide com o Dia do Policial Militar Ambiental, reconhecendo o importante trabalho desses profissionais na preservação da vida, dos recursos naturais e do meio ambiente sustentável em São Paulo.

    Um dos focos da operação é a cadeia produtiva de madeira nativa, com vistas à origem e ao transporte de produtos florestais. Durante a operação, a Polícia Militar Ambiental irá realizar vistorias em madeireiras, verificar a procedência da matéria-prima e fiscalizar possíveis focos de desmatamento ilegal.

    Também haverá ações de educação ambiental em escolas, visando conscientizar os jovens sobre a importância da proteção do meio ambiente. Esta operação é uma iniciativa estratégica para preservar as florestas, particularmente o bioma Mata Atlântica e Cerrado e, indiretamente, a Amazônia Legal, já que grande parte da madeira nativa dessas regiões é destinada ao Sudeste do país.

    “A Polícia Militar Ambiental de São Paulo reafirma seu compromisso com a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a promoção de ações integrativas com a sociedade e o poder público. A operação “Dia da Árvore” é uma demonstração concreta desse compromisso”, finaliza.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.