A Polícia Militar Ambiental e o MPSP, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), deflagrarão, nesta semana em todo o Estado a Operação Huracán, que tem como objetivo a prevenção dos focos de incêndio em vegetações e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes incidentes acarretam à saúde da população.
As ações de fiscalização nas regiões de Atibaia, Campinas, Americana, Amparo e Jundiaí serão realizadas pela 1ªCompanhia do 5ºBatalhão de Polícia Ambiental. Entre as ações previstas, destacam-se as orientações a proprietários e produtores rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nos canaviais, e os planos de prevenção contra incêndio às margens de estradas e rodovias (faixas de domínio), ferrovias, zonas de amortecimento de unidades de conservação e outros pontos de vulnerabilidade que também serão alvo do policiamento preventivo.
A denominação da Operação faz alusão à mitologia maia, que define Huracán como o deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra. Esta ação da Polícia Ambiental tem forte componente didático, uma vez que se iniciam as ações de educação ambiental nas redes sociais como forma de conscientização de toda a população, com os alertas:
7) não jogue lixo em terrenos baldios
Foto: Polícia Militar Ambiental